Dando uma pausa nos meus estudos para o ICMS-GO para escutar o jogo do Palmeiras, decidi aproveitar o momento e escrever sobre um indicador muito interessante: O preço sobre o lucro, que para os íntimos é o P/L (leia-se Pê éle).

O Majestoso Lucro

A melhor indicação de que uma empresa é boa é ter seu lucro crescente e consistente. Existem empresas que seu lucro está crescente, existem algumas que o lucro varia – as chamadas empresas cíclicas – e existem empresas cujo lucro está caindo.

 

Nessas imagens temos um exemplo de cada situação. A Grendene possui lucro crescente e consistente; A Vale mantém seu lucro acompanhando a demanda de seus produtos, que varia por demais; A Eternit, depois de uma série de problemas jurídicos, financeiros e operacionais apresenta um lucro decadente.

O comportamento do lucro representa o nível de dificuldade de avaliação do investimento. Avaliar o investimento na Grendene, que possui lucros crescentes e consistentes, é de simples avaliação, na medida em que há mais chances de seu lucro se manter crescente e consistente que nas outras empresas.

Agora, investir em Vale e Eternit exige um grau de conhecimento muito superior. Enquanto que no primeiro caso há apenas uma avaliação contábil dos indicadores da empresa, neste caso o lucro, nos outros casos exige-se conhecimento em economia e administração.

Se, economicamente, vislumbre-se o aumento da demanda de minérios da Vale, há uma tendência de seu lucro subir, bem como o seu preço. Normalmente, quando há essa situação, o mercado tende a se adiantar com relação ao mercado real e já subir o preço de suas ações. Resumindo, o investidor precisa ter um conhecimento muito maior para comprar ações desta empresa no mercado secundário.

O caso da Eternit é de dificuldade muito superior, haja vista investir nessa empresa representa a visão de uma recuperação dramática para voltar a ter lucro, o que parece ser improvável no momento. Em outras palavras, uma avaliação de que a Eternit vai se recuperar operacionalmente e financeiramente.

Preço – Chato, mas importantíssimo

Há sempre a discussão sobre a importância ou não do preço. A resposta é depende. Em caso de sistemáticas compras mensais, há uma tendência da importância do preço diminuir, haja vista que ao se adquirir o mesmo papel todos os meses, o investidor o comprará de vários preços: as vezes caro, as vezes barato. Assim, o preço não faria tanta diferença.

No entanto, no caso de se investir uma soma maior, faz-se importante avaliar se a ação se encontra em um patamar de preços adequado, pois se o preço cair muito, como no caso da Hering, que já caiu 40% ou mais este ano, o investidor sentirá uma forte pressão para “realizar o prejuízo”.

Há ainda uma terceira visão. Mesmo no caso de aporte sistemático mensal, pode ser interessante avaliar a empresa que apresenta um patamar de preço mais atrativo. Em tese, caso mensalmente o aporte seja destinado a papéis com melhores preços, acaba sendo razoável acreditar em um retorno maior no longo prazo. Mas como saber se o patamar de preços é bom? O P/L pode ser a solução de seus problemas!

P/L Histórico – A chave do negócio

Analisar uma empresa é diferente de analisar uma ação, uma vez que se determinada empresa, por exemplo, aumenta o número de ações por meio de um desdobramento, a quantidade de ações aumenta, mas a empresa continua a mesma em valor de mercado e em todas suas outras características.

É como se cada fatia de uma pizza fosse cortada ao meio. A pizza (empresa) continuaria sendo a mesma, mas o número de fatias (ações) teria aumentado. O ponto é que o conteúdo de cada ação foi alterado para menos em tal evento. Assim, se uma empresa desdobrar suas ações de 1 para 3, o conteúdo que cada ação possui em seu bojo também diminuirá.

Dessa forma, há pessoas que avaliam a empresa em si e há pessoas que avaliam as ações. Do ponto de vista da empresa, o indicador mais importante é o lucro, enquanto que do ponto de vista das ações, o mais importante é o LPA (lucro por ação), que consiste em dividir o lucro da empresa pelo o número de ações emitidas.

LPA = Lucro / Número de ações emitidas

A fim de exemplificar, caso a empresa Maestro possua um lucro de R$ 5.000.000,00 e possua 1.000 ações, o LPA será de R$ 5.000,00, haja vista 5.000.000 dividido por 5.000 ser 5.000. Depois de entendida a importância do lucro para a empresa e do LPA para a ação, chegamos ao link desses valores com o preço da ação por meio do P/L.

P/L = Cotação / LPA

Esse indicador revela o quanto está se pagando pelo lucro da empresa em determinado momento. Quanto menos pagamos pelo lucro da empresa, melhor negócio estamos fazendo se a empresa possuir lucros constantes e crescentes. Em outras palavras, se comprarmos uma ação como a da Grendene, há a tendência do que tenhamos um excelentes retorno, porque com o LPA crescendo, o P/L vai cair em relação ao preço pago.

plwege
P/L histórico

Nessa imagem podemos observar o comportamento do P/L de uma empresa fictícia. É deveras interessante observar o confronto entre o LPA e o P/L. Quem adquiriu tais ações em 2011, viu o LPA crescer consistentemente e, portanto, o seu P/L próprio cair. Mais interessante ainda é observar que com o lucro baixo, o P/L era alto e esses valores variam viabilizando o estudo histórico desses famigerados indicadores. No momento atual, observa-se um lucro por ação crescente (Vermelho) e P/L baixo, ou seja, um aparente ótimo negócio.

Resumindo, um P/L 9 não necessariamente é caro ou barato, pondera asseverar que observar o comportamento do lucro da empresa em termos de recorrência, consistência e tendência é importantíssimo para a aferição. O P/L histórico também: quanto menor, melhor. Um P/L que é historicamente de 6, que se apresenta em 9, pode ser uma indicação de que é melhor esperar para a aquisição. Entretanto, não utilize indicadores de forma isolada, pois eles são cegos no que se refere ao negócio e ao mercado real. Use com moderação.

 

8 comentários em “O Preço sobre o lucro (P/L) e a sua importância na avaliação do preço de ações.

Deixe um comentário