CAGR é o acrônimo de Compound Annual Growth Rate, em português, Taxa Composta de Crescimento Anual. Como o próprio nome indica, é uma taxa que indica o crescimento ano a ano de determinada característica: mercado, receita, EBITDA, lucro, etc. Em outras palavras, é um indicador fundamentalista macro e será detalhadamente explicado a seguir.

Normalmente os responsáveis pela gestão das empresas fazem afirmações sobre metas a serem alcançadas, que são chamadas de guidelines – linhas guias. Essa guideline é quase que invariavelmente anual. Dessa forma, é possível avaliar a CAGR passada, bem como outros atributos da empresa e do mercado para avaliar se a guideline é factível.

No contexto empresarial, algumas empresas vêm fornecendo em seus relatórios anuais guidelines que evidenciam excelentes CAGRs. Isso quer dizer que há uma excelente expectativa, normalmente, conforme o lucro vai crescendo e atendendo as expectativas, a cotação acompanha e também cresce.

A fórmula passo a passo

CAGR = (((VF/VI) ^ 1/n) -1) * 100

  1. Substituir o VI pelo valor inicialmente aplicado;
  2. Substituir o VF pelo valor atual;
  3. Substituir o n pelo número de meses; e
  4. Realizar o cálculo.

Por exemplo, investi cerca de R$ 9.000,00 em IRBR3 há 2 anos (2.017) e hoje tenho cerca de R$ 32.300,00 nesse investimento. Substituindo na fórmula temos: (((32300/9000) ^ 1/2) -1)*100. Utilizando o auxílio de uma calculadora temos como resultado o CAGR de 89,44%. Ou seja, o investimento quase dobrou em cada um dos anos do investimento.

Uma crítica à fórmula

A CAGR é apenas uma fórmula matemática e, portanto, deve ser analisada com cuidado. Se o CAGR for utilizado durante prazos inconstantes de valorização, isso pode confundir o investidor.

Por exemplo, em um prazo de 10 anos, o crescimento pode estar concentrado nos 3 primeiros anos e vir diminuindo e zerar no último ano. Essa inconsistência não é revelada. Assim, após encontrar um investimento com um CAGR de lucro interessante, depois é extremamente importante verificar o crescimento ano a ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s