“Ao viver abaixo dos seus meios você cria um ambiente artificial de escassez que não lhe permite gastar o dinheiro que deve ser poupado.” Trecho retirado do livro O Caminho para a Independência Financeira.

Todos sabem que a única forma de se enriquecer é acumular patrimônio. Porém, para um assalariado ou mesmo um pequeno empreendedor, acumular patrimônio para ser algo longe da realidade devido nunca sobrar dinheiro ao final do mês.

Não sobrar dinheiro é algo esperado, uma vez que os desejos humanos são infinitos e, sempre que houver recursos, tenderemos ao consumo esgotando nossos recursos mensais.

Existem dois caminhos mais populares para acumular patrimônio:

  • Utilizar um orçamento; e
  • Pagar-se primeiro.

A ideia de se usar um orçamento é a mais conhecida das formas e também a que exige mais esforço. Consiste em definir os gastos esperados em todas as áreas da vida e tentar gastar menos do que o definido no orçamento.

Pagar-se primeiro não é uma forma tão conhecida de acumular patrimônio, mas é a minha preferida. Consiste basicamente em definir um percentual que será poupado e, assim que receber a sua renda, enviar para a corretora para comprar ações, fundos imobiliários, títulos públicos ou outros títulos.

Separar um percentual e comprar ativos todos os meses além de diminuir a sua necessidade mensal de recursos, vai aumentar a quantidade de recursos disponíveis para serem consumidos ou gerar renda.

No livro O Milionário Mora ao lado, o autor destaque que a maioria dos milionários levam uma vida simples: incluindo suas moradias, carros, roupas, alimentos e passatempos. Ou seja, o rico não parece ser rico.

Quem vive de ostentação financiando carros importados e grandes residencias tendem a ser escravizados por suas dívidas e no fim, apenas viverão para pagar contas.

O verdadeiro milionário gasta menos do que ganha e leva uma vida simples de aparente escassez, mas abundância fática.

Portanto, pague-se primeiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s