Estudando para o ICMS-GO percebi a realidade atual dos principais criadores de conteúdo em PDF para concursos da atualidade: Ponto e Estratégia. Neste post, pretendo dar a minha opinião sobre esses dois “cursinhos”.

Qual tem o melhor conteúdo?

Antigamente o Ponto dos Concursos era a melhor escola e todos queria comprar seus materiais. A concorrência chegou, mas nenhum de seus similares obteve tanto sucesso quanto o Estratégia Concursos.

Não é possível dizer com facilidade que uma escola é melhor que outra por que tudo depende dos professores. Se o professor é bom, os arquivos do curso tendem a ser bons. No entanto, dos últimos materiais que comprei, que não foram poucos, a maioria dos professores do Estratégia eram superiores aos do Ponto.

Afirmo peremptoriamente, baixe o material demonstrativo para avaliar o professor – normalmente há a Aula 0 gratuita -, mas não confie 100% na qualidade apresentada. Neste arquivo demonstração, pode haver um capricho maior do professor que não se estende a todas as páginas.

Busque informações sobre o professor, mas também não se deixe enganar. Por vezes, tenho a impressão que o professor terceirizou a produção do conteúdo ou reaproveitou o material de um concurso parecido.

Um exemplo, comprei um curso do Ponto do prof. Marcelo Seco por que gostei da aula 0. Conclusão, o material era um lixo. Parecia que havia sido reaproveitado de outro: havia frases do tipo “vamos ter sucesso nesse ICMS-BA”. Meus Deus! Comprei o material para o ICMS-GO!

Além disso, o material era penoso e extremamente mal explicado. Achei que a matéria fosse difícil e minha cabeça ficava lutando para tentar entender. Lutava tanto que eu percebia que o material estava errado e estava mesmo! Em vários pontos!

Depois, comprei um material do Estratégia e minha nossa… Era muito fácil. No começo pensei: é por que já estudei uma vez. Só que não! O material do Estratégia era muito mais cuidadoso e cheio de gráficos e detalhes que me fizeram entender matérias que eu havia relido o maldito material do ponto.

Isso não significa que o Ponto seja ruim. Lembro-me que comprei um material de TI, salvo engano, da professora Patrícia que era excelente. Sinceramente, não me lembro de outro bom material no ponto.

Qual tem a melhor diagramação?

Parece idiota, mas prefiro muito mais as cores do Estratégia. O branco com o azul é bastante agradável para a leitura, mas o branco com verde do Ponto é muito cansativo. Não sei se tenho essa impressão por causa dos sofridos conteúdos ou se era só pela cor mesmo.

Outra coisa, dos materiais que comprei, as imagens, gráficos e tabelas do Estratégia eram muito superiores, pois tinham cores interessantes e harmônicas. Tenho a impressão que, no Ponto, o próprio professor diagrama seu material, uma vez que são estranhos e possuem muito imagens pretas ou retiradas da internet.

Onde comprar o material?

Cada empresa possui o seu site: Ponto dos Concursos e Estratégia Concursos. O grande problema é o preço: não raro ultrapassam a casa dos milhares no caso dos pacotes. Disciplinas isoladas custam, normalmente, pouco mais de 100 conto de réis. Ou seja, não é tão acessível para o estudante brasileiro.

Partindo deste ponto, surgem dois caminhos para se comprar o material com um preço mais em conta: o ilícito e o lícito. Vamos começar com o ilícito: Muitos compram os materiais em sites como o dos Concurseiros Unidos, mas o certo que não parece ser algo muito honesto. Eles compram o material no Ponto ou no Estratégia depois revendem por um décimo do preço. Não recomendo este caminho.

Agora, o lícito. Já vi decisão afirmando que era um caminho lícito, então, recomendo. Veja, se o pacote for R$ 1.000,00 basta conseguir mais 9 pessoas para ratear o material que ele sairá para você por R$ 100,00. Simples assim. A decisão afirmava que ao comprar em grupo e usar exclusivamente para o grupo estudar, estava se fazendo o uso legítimo do material adquirido.

Veredito

Eu compro apenas material do Estratégia. Sinceramente, parece que todas as pessoa que conheço concordam comigo tacitamente, porque o que vejo de computador com arquivo azul e branco por aí não está no gibi. Infelizmente, o Ponto parece ter virado um grande caça níquel, haja vista ter perdido muito a qualidade.

Acho que os donos já devem ter ficado ricos e não se importam tanto mais que o espaço: já tem livro, editora, site. Enfim, pesquisem, experimente e tirem suas conclusões.

6 comentários em “Estratégia Concursos x Ponto dos Concursos – Review

  1. Olá Maestro! Na época que estudava para concurso há uns 5 anos atrás o material do Estratégia já estava melhor que o do Ponto em diversas disciplinas.
    Curiosamente, esse erro que você citou que ocorre quando o professor reaproveita o material já vi também no Estratégia, mas apenas na aula demonstrativa. Felizmente o conteúdo estava correto.
    Boa sorte no certame e abraço!

    Curtir

    1. Olá ReinBrazil, visitarei o seu blog assim que puder. Obrigado pela opinião. Sabe, ontem à noite, aconteceu o mesmo comigo com o material do Estratégia: falava de SP quando deveria ser GO. No entanto, a teoria estava correta. Isso, para mim, indica que os materiais não devem ter o valor atual, mas algo mais próximo do que o rateios.org vende. Abraço!

      Curtir

  2. Caro, você devia ampliar seu horizonte. Já tive a oportunidade de adquirir os PDF’s do Estratégia Concurso e posso lhe garantir que é apenas razoável, pois tem uns poucos professores de bom nível. Posso assegurar que há vários erros (gramaticais e conteúdo). O custo/benefício não compensa, há vários outras plataformas que oferecem mais por menos. Essa coisa de PDF deveria ser complementar e não o principal produto. As videoaulas são ministradas por poucos, e dentre esses poucos tem disciplina que é ministrada com superficialidade, como é o caso de Direito Constitucional (Ricardo Vale) e Direito Financeiro (Natalia Riche). Essas disciplinas são essenciais para quem esta se preparando para concurso de procuradorias ( em especial PGFN). Para o meu caso o material, em grande parte, não atende.
    Reforço que o material é elaborado de forma antipedagógica, pelo no meu enchergar, pois inserir mais de 30 (trinta) questões é algo para “encher linguiça”. Pois se você adquiri o material para determinado concurso, o material deve conter apenas questões daquele concurso, não meter dezenas de questões de todas as bancas possíveis. Os PDF’s são elaborados por estagiários, só pode ser, muitos erros. Mas se for da responsabilidade de quem diz que é, então podem fechar.
    Enfim, poderia discorrer por mais linhas, mas não tenho mais paciência para isso.
    Só enfatizo que o Estratégia não é essa “Coca-cola” toda não, aliás, está deixando a desejar e muito. Não adquiro e nem recomendo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá amigo, não exalto o Estratégia não, mas o Ponto está péssimo, quase inútil.
      Os erros ortográficos e substantivos existem em ambos, mas, sem dúvida, são os melhores materiais disponíveis.
      Acredito que a melhor estratégia é buscar o professor. As vezes o do Estratégia é melhor, as vezes do Ponto ou mesmo de outra escola.
      Abraço!

      Curtir

      1. Recomendo olhar a turma de Elite do Ponto. Sinceramente, eu acompanho o ponto desde 2011, é pioneiro em curso PDF, de fato ficaram para trás, mas garanto, tem professor muito bom lá. Material não pode ter muita firula, tem que ser direto ao ponto.

        Curtir

Deixe um comentário