Venho percebendo que a saída da academia e a deterioração da minha alimentação vêm apresentando seus efeitos. Uma gordura vem se acumulando na região abdominal, o que é uma droga.

Estudos recentes indicam que medir a circunferência abdominal é um exame que indica risco de câncer, diabetes e uma série de outros problemas. Resumindo, não queira ter um abdômen avantajado, porque é problema na certa.

Antigamente, eu achava que era muito simples manter a vida equilibrada: físico, mental, religioso, familiar e social. Percebi que não é não. Pelo contrário, é bem difícil, pois tudo exige foco e, por natureza, exige-se exclusividade. Como estou focado em aumentar a renda por meio de concursos, a musculação e a nutrição ficaram para trás.

Achei que a bicicleta iria destruir a gordura que iria acumular quando eu parasse de fazer academia. Enganei-me. Talvez acima da atividade física, está a questão da alimentação. Como meu orçamento está enxuto para manter a casa em ordem, sem déficit, minha alimentação ficou muito mais barata e pior.

Vamos entender alguns conceitos. Em termos de macronutrientes, temos três possibilidades de nos nutrir: carboidratos, gorduras e proteínas. Listei em ordem de exigência de trabalho para se obter energia: do mais fácil ao mais difícil.

Os Carboidrato é a fonte que dá menos trabalho pro corpo obter energia e, por isso, acaba ficando disponível mais rápido. Enseja dois pontos: se você não utilizar, há a tendência de acúmulo; deve ser utilizada preponderantemente próximo à atividades físicas. A proteína é diferente: mais difícil de ser processada e, por isso, exige mais energia do corpo.

Ora, ao comermos proteínas estamos exigindo mais do corpo do que quando comemos carboidratos. Isso por si mesmo já ajuda a manter a forma. Ademais, os músculos são criados por meio de um processo chamado síntese proteica. Não é preciso ser inteligente para sacar que para criar músculos é preciso ingerir proteínas.

Quem tem o objetivo de obter a tranquilidade financeira precisa economizar. Não deve gastar com suplementos proteicos, haja vista os bons serem de elevado preço. Quem percorre nosso caminho precisa obter seus macronutrientes de fontes baratas e de uma forma inteligente, com conhecimento.

Este post vai inaugurar um novo link no blog: Eu, fit. Nele, vou escrever minha dieta atual, bem como todos os exercícios que tenho feito, bem como se são bem sucedidos ou não. Caso eu não esteja obtendo sucesso, vou reajustar e postar. Por enquanto, não farei academia, mas apenas exercícios que possam ser feitos em casa sem equipamentos e a tradicional bicicleta.

A dieta

Pela manhã, comerei 3 ovos (temperados com sal, azeite de oliva e orégano) e uma fruta. O almoço é livre, desde que tenha um bife – pode ser de frango, de peixe ou de gado -, arroz e feijão, e vegetais, incluindo frutas, verduras e legumes. O lanche da tarde serão dois bifes de frango. O jantar, 400 ml de iogurte caseiro com aveia e granola, bem como uma fruta.

Está proibido: refrigerante, porque uma latinha possui 40g de açúcar, o que equivale a 8 saches daqueles de lanchonete; Cervejas, porque tem muitas calorias que não nutrem e ainda dificultam a absorção de outros nutrientes por fermentar as fezes; Pães e salgados;

O acompanhamento

Vou medir a circunferência abdominal todo dia 1 e observar meu corpo no espelho (essa atitude é bem melhor que a balança). Todo dia primeiro vou postar o resultado no link Eu, fit.

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4 comentários em “A dieta fit de quem tem o orçamento reduzido

  1. Maestro Investidor,

    “Antigamente, eu achava que era muito simples manter a vida equilibrada: físico, mental, religioso, familiar e social. Percebi que não é não. Pelo contrário, é bem difícil, pois tudo exige foco e, por natureza, exige-se exclusividade. ”
    Penso como você: na teoria parece fácil, mas na prática….

    Por mais que equilíbrio entre as áreas e foco sejam fundamentais, somos essencialmente seres mono-tarefas, por isso, acredito que mesmo no equilíbrio entre as áreas que citou, é importante filtrarmos o que é essencial e importante do que o que nos afasta de nossos objetivos. Claro que algumas distrações são necessárias para a nossa própria saúde e ânimo, mas sem exageros.

    Boa semana!

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    1. Obrigado pelo contribuição. É isso mesmo. Não é possível ser 100% focado, mas não conseguiremos chegar muito longe se não tivermos desequilibrados para alguma dessas áreas. Nesse ponto da vida, meu foco principal é aumentar a renda por meio de um concurso melhor. Quando eu conseguir, vou poder abandonar completamente a área e aumentar a qualidade das minhas relações e meu corpo. Sorte para todos!

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