Minha carteira mudou muito nos últimos dias. Vendi algumas coisas, comprei outras, diversifiquei mais. Entendo que todas as vezes que giramos nosso patrimônio tendemos a ficar mais pobre, pois quem enriquece é aquele que compra e não aquele que vende, mas como mudei meus critérios, fui obrigado a adaptar a carteira a eles.

Eu tinha removido o critério de não investir em ações preferenciais e, por esse motivo, havia adicionado CGAS5 e UNIP6. Porém, CGAS5 fez um cambalacho se apropriando de algumas ações da CGAS5 e isso me deixou bastante chateado. Eu tinha plena consciência do “risco de governança”, mas não sabia que poderia haver roubo em plena luz do dia, tampouco assegurado pela legislação nacional. Então, saí.

É uma pena, tanto CGAS5, quanto UNIP6 sao empresas que eu gostaria de ter em carteira, porém, não posso aceitar que brinquem com meu dinheiro, que já é pouco. Então, tirei ambas e adicionei BBDC3, UGPA3 e RADL3. Antes que digam que não são empresas de dividendos, informo que já sai disso, mas são empresas lucrativas e honestas.

Não dá pra escolher só empresas de dividendos na B3, as opções que me agradam são pouquíssimas. Além disso, a própria UGPA3 já informou que vai diminuir o CAPEX este ano e, portanto, vai distribuir mais. Este mês, comprei 41 ações da CIEL3. Mesmo que a margem esteja caindo, ainda é uma empresa violenta e que dá lucros.

ABCP11 751 BBDC3 31 CIEL3 41 EGIE3 200 FIIB11 5 FLRY3 200 HYPE3 100 IRBR3 300 ITSA3 1.000 ITSA9 23 MDIA3 100 ODPV3 700 RADL3 15 SAPR11 200 UGPA3 18

Nunca havia experimentado a sensação reportada por alguns colegas, mas agora foi. Vendi CGAS5 e UNIP6, que valorizaram e comprei BBDC3, UGPA3 e RADL3 que, embora já haviam caído muito, caíram ainda mais. Debutante!

Resultados e o melhor indicador de boa empresa (o LUCRO!)

Até o momento, as empresas que me surpreenderam com seus resultados foram Sanepar, IRB e Odontoprev. Tudo crescendo, benza a Deus.  Não compro empresas que dão prejuízo, por óbvio. Porém, essas só crescem os lucros.

Entendo que o lucro é o principal indicador a se analisar em uma empresa. Ela dá lucro? Os lucros caem, se mantêm ou crescem? No caso de Sanepar, Odontoprev e IRB só crescem. Porém, no caso da Cielo, estão caindo, MAS HÁ LUCRO E MUITO. Como o preço está caindo, comprei um pouco.

H1N1, germes e antibióticos

Por esses dias, passei por uma zica em casa. Todos adoeceram. Meu filho foi diagnosticado com H1N1 e o resto da família com um germe atípico que ataca o pulmão.  O filho tomou um antiviral e o resto tomou antibiótico.

Até agora meu estômago dói. Minha filhinha, coitada, nem se fala. Vai ao médico para ver como curar seu estômago e poder voltar a comer. Ao fim e ao cabo, todos estamos bem.

Temos certeza que minha filha desenvolveu a doença a partir da vacina e passou para todos os outros. Ela nunca havia adoecido antes, tomou a vacina e amanhaceu doente. Passou para os outros e todos ficaram igualmente doentes. CUIDADO COM A VACINA DO H1N1.

Crise no relacionamento

Todo relacionamento tem seu início e seu fim, mesmo que seja pelo morte. O certo é que o relacionamento do meu chefe acabou pela décima vez. Isso mesmo, décima vez. Começa com uma insatisfação, manifestação de descontentamento e termina no fim.

Lá em casa tem sido difícil, muitas crises, mas todas foram superadas. Acho que maturidade é assim. Quase nunca minha esposa é do jeito que eu gostaria e eu, igualmente perante ela. Aceite!

5 meses de Bike

Andar de bike tem sido um prazer em minha vida. Desloco-me olhando a paisagem e sem o stress dos sinais vermelhos e das fechadas. Mas que belo veículo! Cada vez mais eu creio que a bicicleta é um instrumento da felicidade, saúde e riqueza.

Em breve escreverei um post falando tecnicamente das partes da bicicleta. O motivo? Quero aprender sobre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s