Tenho grande facilidade no aprendizado de conteúdos novos, bem como na criação de estratégias de aprendizado acelerado. Entretanto, encontrei um inimigo de mesmo nível: E-S-T-A-T-Í-S-T-I-C-A. Uma palavra que encerra em si dezenas de teorias, axiomas, princípios e fórmulas. Sem dúvida, a matéria mais difícil que já vi na vida.

A aula 0 me deixou bastante animado. Consegui vencer as questões quase que por W.O.  A partir desse momento, pensei que Estatística seria só mais uma matéria que eu iria penar, aprender e amar, só que não. Tal disciplina é medonha: probabilidade condicional, Bernoulli, binomial, Poisson, normal e normal padronizada. Será que realmente preciso saber de tudo isso? Certeza que não, mas os examinadores devem adorar. Nem deve ser necessário queimar as pestanas pra criar uma questão dessas, bastando apenas abrir um velho livro, copiar a questão e mudar apenas os números e olhe lá.

Na aula 1, vi a probabilidade condicional a fundo. Jesus! Minha esposa me viu chorar pela primeira vez. Demorei uma tarde para entender uma questão. Apanhei, apanhei e apanhei. Não sei se tenho condições de responder uma questões dessas no ápice da tensão de uma prova? Não creio. Perda de tempo. Péssimo custo benefício.

Agora, na aula 2, nem mesmo comecei a fazer as questões, ainda estou na teoria, mas já senti que a pedreira está apenas começando. Disciplina implacável que tem me tirado a paz.

Hoje, usufruí o décimo dia de minhas férias, um terço. Gostaria de estudar a legislação do estado de Rondônia que tem o peso de um terço da prova. Excelente custo benefício e se encaixa bem no meu perfil. O problema é que já faz alguns anos que venho adiando esse confronto com estatística e, por enquanto, trata-se de uma questão de honra. Preciso superar essa disciplina para que quando chegar uma prova qualquer, eu possa focar exclusivamente nas disciplinas específicas.

Espero que eu consiga.

distribuicao normal

Deixe um comentário

