Bom dia. Seguindo no ICON, temos a Kroton com 7,6% da composição do índice. Depois de passarmos por vários posts explicando a teoria e aplicações em estudos de caso, chegou a hora de dar uma geral no resultado do exercício de alguma empresa. Aqui, para facilitar, utilizarei os gráficos do site Fundamentos, haja vista ter um certo grau de confiança e já exibir os gráficos de maneira instantânea. Segue o link.

Receita Líquida

Entre 2008 e 2009 a receita se manteve estável e, em 2011 inicia o crescimento que explode 2014, se mantendo estável desde 2015. No primeiro trimestre de 2017 segue estável em mais de 5 bilhões de reais. Aparentemente, a crise não afetou muito o setor de educação.

kroton_receita

Margens

As margens bruta e EBIT cresceram de 2010 até 2014 e seguem estáveis. Acompanhando a queda da receita no terceiro trimestre de 2016, as margens também caíram. Em tese, mesmo com uma menor quantidade de alunos, os custos de uma instituição de ensino não cai muito, uma vez que são mantidas as estruturas físicas e o pessoal, implicando diminuição das margens. A margem bruta atingiu 60%, exibindo a viabilidade do negócio. Descontando os gastos operacionais e administrativos, temos a margem EBIT com 30%.

kroton_margem

EBIT

O resultado operacional também se mantém estável acima do R$ 1,5 bilhão de reais. O resultado EBIT em si não é tão interessante para se olhar quando não se conhece a instituição ou a empresa, haja vista não ser possível identificar se os valores são interessantes ou não. Todavia, as margens acima suprem essa lacuna. O EBIT se mantém estável, com a receita e as margens. Além disso, as margens estão interessantes. Uma dica é comparar com as margens da Estácio. Adianto que a margem EBIT dessa instituição está em 15%.

kroton_ebit

Financeiro

O resultado financeiro da Kroton também está agradando, ainda mais se comparado com a Estácio, que tem uma piora progressiva nesse resultado. A Kroton, desde 2016, vem tendo uma grande performance financeira. Crescimento bem interessante. No entanto, será que continuará com esse pique? Pouco provável. Todavia, se não tendo dívida, já está em um bom patamar.

kroton_financeiro

Lucro Líquido

O lucro líquido da entidade tem se mantido, como a maior parte dos indicadores, estável. Os proventos, talvez por não se ter muito onde investir, continuam a crescer. Alguns investidores têm como primeiro ponto o lucro líquido. Não se importando muito com as operações da entidade, nem se o lucro é mais financeiro ou operacional. Selecionam empresas que possuem bons lucros para posteriormente fazerem uma segunda peneirada.

kroton_lucro

Comentários

Como empresa, a Kroton me parece muito saudável. Agora, didaticamente não mostrou muita surpresa, pois seus números são bons e constantes. Não vejo do que reclamar. Analisando unicamente o desempenho, eu teria duas preocupações: a) a taxa de crescimento da Kroton e de sua receita, que não apresenta recuperação; b) O preço que se vai comprar a ação se for o caso de comprar tudo de uma vez e não fazer preço médio. Enfim, espero ter sido útil para se aprender.

Anúncios

2 comentários em “Kroton – Estudo de Caso – Como funciona a demonstração de resultado de exercício #6/10

  1. Bacana o estudo MI

    só colocaria um destaque maior no case de negocio da empresa para a forte dependência do governo, falei sobre isso a um tempo atrás que essa combinação não iria dar samba, não deu mesmo, quando o governo resolveu reformular o FIES lembro que foi um caos no setor.

    ps. te adicionei lá na minha lista de blogs

    Curtir

    1. Olá Viver, obrigado por adicionar meu blog a sua blogroll e pelo comentário. Sobre o conteúdo, a minha intenção é realmente dar uma visão inicial aos, assim como eu, iniciantes. Abordei várias partes da DRE. Posteriormente, pretendo abordar as outras demonstrações financeiras. Obrigado!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s