Além dos mais utilizados lucro bruto e lucro líquido, os investidores sempre buscam uma forma de extrair das demonstrações contábeis a capacidade de geração de caixa das entidades tomadoras de recursos, haja vista objetivarem  ter retornos sob condições adequadas de risco. Embora o nome lucro operacional seja tentador, não há consenso sobre seu cálculo entre analistas e, sob o ponto de vista exclusivamente contábil, esse lucro visa atender a Fazenda Pública.

No post anterior sobre demonstração de resultado do exercício, descrevi o cálculo do que eu considero lucro operacional e não do que a legislação considera, pois para a legislação fiscal até o resultado financeiro faz parte do lucro operacional e, normalmente, separa-se o que é financeiro do que é operacional no contexto de investimentos.

Lucro Operacional = Resultado Operacional +/- Outros Resultados Operacionais +/- Resultado Não Operacional

Para saber mais detalhes dos componentes do cálculo, visite o referido post. O investidor poderá também remover um ou mais componentes e deixar apenas o resultado operacional como sendo o lucro operacional, por exemplo. No entanto, estará analisando valores fora do padrão do mercado. Ademais, por vezes, não haverão dados suficientes para esse tipo de análise, mas apenas o termo lucro operacional já calculado. As chances desse lucro operacional ter o resultado financeiro internamente é grande.

A solução para este problema pode ser a utilização de indicadores como o EBIT, que significa Earnings Before Interest and Taxes (ganhos antes do resultado financeiro e impostos), ou seja, uma ideia interessante de lucro operacional e mais, é reconhecida mundialmente. O cálculo é exatamente o descrito na fórmula acima. Provavelmente irá surgir a dúvida sobre se o EBIT é o mesmo que lucro operacional. Na verdade, não. A doutrina e a legislação divergem quando o assunto é lucro operacional, mas há um consenso sobre o que é EBIT. Logo, é mais interessante que o LO.

Outro lucro talvez mais interessante que o EBIT é o EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation/Depletion and Amortization). Em Português, lucro antes dos juros (resultado financeiro), impostos, depreciação, exaustão e amortização. Resumindo, além de desconsiderar o resultado financeiro e os impostos, desconsidera também o desgaste do imobilizado (amortização, depreciação e exaustão), haja vista não implicarem efeitos no caixa da entidade.

Segundo Kassai, “o mérito desta medida é a possibilidade de seu uso como um indicador financeiro globalizado, pois, como se sabe, o tratamento aplicado ao imposto de renda e ao cálculo das despesas de depreciações, exaustões e amortizações pode diferir bastante de um país para outro”. Assim, o entendimento desse indicador gera benefício no entendimento de demonstrações de empresas em vários lugares do mundo, incluindo os EUA.

Avançando no estudo da DRE, chegamos aos últimos lucros perfazendo o seguinte conjunto: lucro bruto, lucro operacional, lucro EBIT, lucro EBITDA e lucro líquido. Também vimos o que significa e como representar os diversos tipos de margens: basta dividir o lucro desejado pela receita líquido. Por exemplo, a margem EBIT é obtida dividindo-se o lucro EBIT pela receita líquida.

Abraço e até a próxima.

Anúncios

Um comentário em “EBIT, EBITDA e a relação com o Lucro Operacional – Análise de DRE #5/10

  1. P.S.: Outra forma de se encontrar o EBIT seria adicionar ao lucro líquido do exercício a CSLL, o IR e subtrair o resultado financeiro. Isso ocorre devido à diferença entre um lucro operacional e o lucro líquido é justamente esse ajuste. Partindo o lucro operacional EBIT, basta fazer a operação contrária.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s