Hoje, comecei o dia lendo algumas notícias e uma me chamou atenção: Menos por mais: vendas de IPhone cai, mas receita da Apple é maior. Não tenho produtos da empresa, resolvi ler para ver como estavam sendo utilizados alguns conceitos contábeis como o do título (receita). Quem quiser conferir: link.

A reportagem afirma que a Apple vendeu no primeiro trimestre deste ano US$ 51,2 milhões de IPhones, enquanto que no ano anterior vendeu US$ 50,8 milhões. Receita 1% maior, mesmo que a quantidade de aparelhos vendidos tenha diminuído. Depois, segue afirmando que a empresa está “ganhando mais dinheiro por unidade”. Afirmo que não é bem assim.

Lembrando da estrutura da DRE, temos que

Receita Líquida de Vendas

(Custo da Mercadoria Vendida)

= Lucro Bruto

As receitas aumentaram 1%, mas é fundamental saber quanto variou o custo do aparelho para se chegar ao lucro e, consequentemente, à margem bruta (lucro bruto / receita líquida). Para o conceito de lucro, o ideal é que a receita aumente e o custo da mercadoria diminua, independente da quantidade de produtos vendidos.

O interessante da reportagem é que há uma suposição que, mesmo sendo um modelo diferente de telefone, os custos se mantenham constantes. Isso implicaria aumento da margem de lucro, ou seja, aumento da percepção de valor para o cliente. Tal fato ocorreu com a Grendene na B3.

margemgrendene
Margens da Grendene

Há um aumento da margem dos produtos comercializados pela entidade. Resumindo, a receita aumentou ou o custo de produção diminuiu, ensejando o aumento das margens. Um ponto em comum com a reportagem é o fato de que a quantidade de unidades vendidas pela empresa de calçados diminuiu. Assim, podemos concluir que o preço médio dos produtos aumentou. Adiante, o preço aumentou, o custo se manteve, o lucro aumentou e a margem aumentou.

Achei interessante abordar os conceitos dessa forma com vistas a fixar os conhecimentos adquiridos, assim como demonstrar aplicações em notícias cotidianas. Obrigado pela visita.

Anúncios

2 comentários em “Vendas da Apple cai, mas receita é maior – Aplicação de conceitos contábeis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s