Desculpe-me o excesso de pessoalidade, mas a ansiedade me pegou de jeito hoje. Percebo que quando o dia começa ruim, tende a terminar ruim. O carro deu prego e eu sabia que não conseguiria chegar ao trabalho. Fazia anos que eu não pegava um táxi, mas foi o jeito. Cheguei ao trabalho em segurança e, como o esperado, o dia foi horrível. Vários sistemas em pane e eu nunca consigo terminar algum ticket por que simplesmente não me deixam focar em algo: estou sempre “apagando fogo”. Enfim, aprendi bastante hoje.

Reserva de emergência é o nome clássico, porém prefiro colchão de liquidez. Despiciendo conceituar, mas sua utilidade é gigantesca para qualquer pessoa, principalmente para o pequeno investidor. Tive que substituir algumas peças do meu carro e não foi nada barato. Custeei todas as despesas com o dinheiro de pagar outras contas. E agora, de onde sairá o dinheiro para quitar meus débitos? Espero que não seja de meus investimentos, mas não estou vendo saída.

Desta última lição que a vida me deu, aprendi sobre a relevância do colchão de liquidez: emergências acontecem e não é possível prevê-las. Novamente, desculpe-me se isso for óbvio demais. Estou saboreando a minha Eisenbahn. Não pretendo inovar. Só quero dizer que se você deseja ser um investidor sério, aprenda com o erro alheio. Tenha uma reserva de emergências.

Deve haver uma camada de gordura para se queimar antes de se chegar aos investimentos. Veja, ainda bem que eu tenho pelo menos investimentos, porque caso contrário, eu estaria condenado a emprestar dinheiro de bancos, especialistas em sugar nossa essência vital.

Conta Corrente Colchão de Liquidez Investimentos Tomar Empréstimos

Da esquerda para a direita, o caminho que seguimos no consumo. Toda essa estrutura deve existir. Se uma faltar, você pode estar em problemas. A primeira é a do dia a dia. Farmácia das crianças, supermercado, combustível, serviços essenciais, a segundo Eisenbahn etc. Caso ocorra alguma emergência, the second stage: o colchão de liquidez. Alguns investimentos sofrem com a volatilidade, então recorrer a eles em caso de necessidade é uma péssima ideia. Com lágrimas, acabaram os valores investidos. Segue-se para o empréstimo. Aqui é o final da linha. Dead end.

Por experiência própria, quando se chega aos bancos. Você está ferrado. Então, a velha dica de sempre: registre receitas e despesas. E depois? Projete um sistema de consumo que faça alguma grana sobrar pra montar o colchão de liquidez, depois invista. Uma possibilidade é investir em renda fixa e usar como possível colchão de liquidez e investimento ao mesmo tempo. Enfim, não quero entrar em tantos detalhes óbvios. Só quero registrar o impacto que a falta de um colchão de liquidez causou. Creio que já deu pra perceber.

Registro que farei o máximo para não consumir meus investimentos e vou tentar esticar as contas até o salário. Vai virar uma bagunça, mas no post de aporte deve ficar evidente o que ocorreu. Próximo projeto: colchão de liquidez de 3 salários líquidos. Outra coisa, o carro já foi consertado. Abraço.

 

 

 

 

 

Anúncios

6 comentários em “O carro deu prego. E se eu tivesse uma reserva de emergência?

    1. Rapaz, consertei o carro, mas acho que vou precisar vender meu lote de DIVO11. Tudo vai depender de eu receber ou não essa semana. Acho que vai dar pra manter sim. Qual o tamanho de sua reserva de emergência com relação a sua renda bruta? Pretendo construir uma de 3x. Abraço.

      Curtir

      1. MI, eu calculei sobre a média dos meus custos mensais. Fiz uma reserva de 6 x sobre esses custos e está no Tesouro Selic, que tem liquidez diária. Mas como eu sempre fico temeroso de que algo possa acontecer numa super emergência, eu acabo deixando alguns trocados na poupança tb pra algo que venha a acontecer num fds tb, mas aqui é pra coisas com valores bem menores.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s