Eduardo Baptista, novo técnico do Palmeiras, assumiu o atual campeão brasileiro em 2017. Talvez o elenco mais caro do futebol brasileiro. Segundo jogadores e especialistas, por onde passou Eduardo fez um bom trabalho. Qual é a relação entre esse técnico e o futebol? O Palmeiras mal começou a temporada e sofreu uma derrota depois de ter ganhado um jogo. Ou seja, 50% de aproveitamento. 50% é um aproveitamento razoável, mas esse não pode ser considerado o aproveitamento do técnico ou mesmo do time. Foram apenas 2 jogos!!!

A torcida, no terceiro jogo, xingava o técnico, dizia que queria o técnico antigo. Alguns diziam que não passaria de quatro jogos. “Treinador bom, mas não consegue treinar um time grande”. Os torcedores só aumentavam a pressão sobre o homem que mais queria que seu time ganhasse, afinal, era o seu trabalho que estava em jogo. E, o time vence. Ora, 66,66%. Melhorou? Sim, mas na verdade, isso nem é tão importante. É um período curto demais para se avaliar um trabalho. Depois de hoje, 4 a 0 num time do interior, o técnico ficou com 75% de aproveitamento.

Para quem quer entender o sobe e desce das cotações do mercado, basta observar as torcidas de futebol. Elas são apaixonadas, ansiosas, irracionais. O time joga mal e ela não quer saber: troquem o técnico! Não importa se o problema é momentâneo, os jogadores, a estrutura ou qualquer coisa que seja. Troquem o técnico! Morei em Natal-RN e de três em três meses a diretoria mudava o técnico do time por que a torcida pedia. A verdade que tanto a estrutura, quanto o elenco eram horríveis. Entretanto, era mais fácil culpar o técnico.

Tal comportamento também ocorre com o mercado. Se um ativo financeiro vai mal, ele é ruim, então eu vendo, então o preço cai. Se o ativo vai bem, ele é bom, então eu compro, então o preço sobe. Mas e se o resultado mudar? Eu mudo também. É isso que faz o vai e vem do mercado e a felicidade das corretoras. A empresa possui lucros crescentes, quando de repente, por 2 ou 3 trimestres apresenta um decréscimo do lucro, então os analistas já projetam a queda ad infinitum dos lucros e vendem milhões daquele ativo. Recomendam a sua venda. Pequenos investidores tremem e vendem.

Lembro que ameaçaram tributar os proventos dos fundos de investimentos imobiliários com o famigerado Imposto de Renda e o pessoal vendeu tudo que tinham investido nesses ativos. O preço foi ao chão. Os de inteligência mediana compraram tudo. O projeto de lei não caminhou, os ativos valorizaram novamente e quem comprou ficou em cima da carne seca.

O preço cair não significa que aquele ativo é ruim, nem o contrário é verdadeiro. O que é preciso é ter um entendimento mais profundo de como aquele ativo funciona e como ele reage às diversas variáveis do mercado. Como o ativo reage à taxa de juros, ao dólar, à inflação, ao período do ano, ao mercado internacional e até mesmo à coisa nenhuma.

graficos3

Lucro Líquido da Grendene (GRND3)

O lucro líquido da Grendene é crescente e o seu preço está acompanhando. Há algumas semanas o preço dela estava próximo dos 17 reais, agora já está em quase R$ 20,00. O mercado projeta que os lucros continuarão crescendo e já pagam esse ágio agora! O preço atual é nada mais que uma estimativa de seu valor no futuro (sua expectativa futura de geração de caixa). É dai que vem os lucros e os prejuízos decorrentes da sorte. Você projeta o aumento do lucro e paga mais por isso. Esse cenário não se consolida e você tem prejuízo, pois os outros investidores não darão o preço que você achava que eles dariam por aquela ação. Há uma tendência de prejuízo e por causa dessa projeção, todo mundo quer pagar menos por aquela ação.

A pergunta crucial é: a Grendene é outra grendene? Não, ela é a mesma Grendene de sempre. Então por que o seu preço está subindo? Por que as pessoas acreditam que o futuro será a repetição do passado: lucro líquido crescente. É simples assim. Se o preço de uma ativo diminuir, significa que o mercado projetou prejuízo ao infinito e ponto. Não quer nem saber. Troquem o técnico!

O interessante seria avaliar o que a empresa produz, qual a demanda por aquele produto? Você compra calçados? Os calçados são interessantes? Qual o custo? Qual a margem? Exporta? Tem boa gestão? Se as respostas de agradarem. Essa é uma boa empresa para estar em seu portfólio. Não importa o preço. “Vou esperar cair pra comprar”. Ora, o valor da sua carteira vai cair também. “Está subindo, vou vender”. Ora, se está subindo, está valorizando a carteira. Para que esse jogo? Podemos simplesmente comprar e comprar e comprar, desde que atenda a nosso critério.

Tenho um FII na carteira, ele tem crescido dia após dia este mês. Isso significa lucro? O montante que eu tenho é tão pequeno que não faz diferença se eu comprar mais caro como está ou mais barato. Mas se eu tivesse um montante de R$ 1.000.000 nesse FII? Realizar lucro pra quê se eu tenho o lucro na forma de FII? Mas se depois cair? Se cair, caiu e isso só é um problema se você precisar vender imediatamente. Ai sim é um problema.

A única coisa que implementarei na carteira é o seguinte. O ativo financeiro que estiver com o menor percentual especificado da portifólio, vou comprar. Por exemplo, atualmente projeto DIVO11 para 50% da carteira e ele está 55%. Não vou comprar. Quero que o BRCR11 fique 10%, mas ele está com 45%. Não compro ele. Quero que o FFCI11 fique com 10%, mas ele está atualmente com 0%. Vou comprar cotas do FFCI11!. Essa será a mecânica da carteira.

Seguindo essa regra simples acredito que terei um resultado razoável. Não será o resultado ótimo. Todavia, como diria um amigo. O ótimo é inimigo do bom. O ótimo é difícil de ser alcançado e normalmente, não vale o esforço. Nos próximos 358 aportes saberemos se valeu a pena ou não. Acredito que valerá. Abraço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s