Lia com bastante frequência os e-mails do senhor Felipe Miranda da Empiricus quando era mais iniciante. Embora fossem sempre instrutivos, sempre estavam criando um problema e vendendo a solução. Isso acabava me chateando por que eu tinha o interesse despertado, mas não queria pagar pelos seus informes. Afinal, vivemos na era da informação e se você vende informação, ela deve valer o preço, pois há na internet com abundância. Como saber se vale a pena?

A princípio, não acredito valer a pena pagar por previsões, mas sim por informações que me façam aprender mais sobre contextos econômicos, que aumentem a minha capacidade de analisar as demonstrações contábeis das empresas, que me façam entender melhor os riscos do mercado de capital e similares. Informação que me faça crescer. Informação que faça com que eu tenha capacidade de tomar as minhas próprias decisões.

Este ano recebi mas um daqueles e-mails com o fundo preto, letras vermelha e branca com animais chifrudos (isso mesmo) e que faziam previsões catastróficas para, ao final, afirmar que eles tinham empiricamente descoberto que 4 ações subiriam demais durante o ano de 2017 e que todos deveriam ter em suas carteiras. Isso despertou por demais a minha curiosidade, mas como sempre, pesquisei na internet quais eram tais ações. Busquei na internet e havia até propagandas pagas em outros sites de educação financeira. No Dinheirama, encontrei:

4 ações que você deve comprar agora para lucrar muito em 2017 (link)

Nada das ações, é claro. A ideia é promover para vender. Cara, eu fiquei com aquele comichão. Não assinei, mas pesquisei na internet e vi que a recomendação é a compra de BBAS3, LAME4, BRKM5 e CARD3. Gostei de todas as empresas selecionadas, mas como é possível ter certeza sobre o futuro? Por mais conhecimento que se tenha em contabilidade, economia e sobre o próprio negócio, não é possível prever o preço de uma ação em tão curto prazo. Se alguém acertar, será obra do puro acaso. De outra forma, os acertos teriam que sempre ocorrer. O que não acontece com nenhuma casa de avaliação.

Recomendações da Empiricus Resarch para 2017

As recomendações “fruto de conhecimento epistemológico de vários especialistas que garimpam dezenas de ações e que ganham fortuna cobrando por isso” ficaram próximo da média do DIVO11 até agora. Em sequência, CARD3, BBAS3, DIVO11, LAME4 e BRKM5. Esse gráfico é de um período de 1 mês. Ontem, apenas o CARD3 havia valorizado mais que o DIVO11. Hoje, o BBAS3 também ultrapassou. Amanhã, quem sabe? Ninguém. Agora, vejamos o custo benefício. Eu, com pouquíssimo conhecimento, investi em DIVO11 e ainda estou me saindo melhor que a metade das ações recomendadas.

Como eu disse nesse outro post, os ETFs não quebram, então não precisarei vender ele em data diferente da que vou precisar usufruir de meu patrimônio. Agora essas ações indicadas, até quando manterão os fundamentos para garantir lugar na minha carteira? Bem, o artigo não é sobre as vantagens dos ETFs, mas sobre a qualidade das recomendações do senhor Felipe Miranda e sua equipe. É certo que 2017 não acabou e não devemos tirar conclusões precipitadas, mas que eu acho que a essa carteira não vai se sair tão bem, eu acho sim. Encontrei um novo anúncio na internet (link).

12 oportunidades raras para lucrar com ações em 2017

Acho que nem a própria Empiricus acredita em seu trabalho, porque agora são 12 ações e não mais 4. Ora, qual é a chance de eu acertar uma grande alta se eu puder apostar em 12 ações? Razoável. Final do ano, se eu me lembrar, farei uma análise mais ampla e, talvez, mais justa. Só sei que não pago por esses relatórios. Leria de graça, mas não compro de jeito manera. Acho que com o dinheiro que eles já tem, se seguissem suas próprias recomendações, já estariam ricos. Ou não?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s